Videos

Assista aqui alguns videos da Festa da Lavadeira postados no YouTube por jornalistas, integrantes dos grupos culturais e público do evento.


2016 - Vídeo em homenagem aos 30 anos da Festa da Lavadeira.
Em 2016 as bonecas da Lavadeira caminharam em festa com o povo e se encontraram no Recife Antigo. São 30 anos que a Festa da Lavadeira supera todas as adversidades, resiste, multiplica e reinventa. Salve a força da cultura popular! Salve a Lavadeira! Viva o Brasil! AXÉ!

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 1/12
Série de videos/documentário conta um pouco da história e traz depoimentos de quem faz e admira a Festa.
A Festa da Lavadeira começou em 1987 na Praia do Paiva (PE) e é Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado de Pernambuco. Em 30 anos de Festa, foram mais de 1000 apresentações de grupos da cultura popular. Em 2016 as bonecas da Lavadeira caminharam e se encontraram no Recife Antigo para mais uma edição da Festa. São 30 anos que a Festa da Lavadeira supera todas as adversidades, resiste, multiplica e reinventa. Salve a força da cultura popular! Salve a Lavadeira! Viva o Brasil! AXÉ!

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 2/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 3/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 4/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 5/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 6/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 7/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 8/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 9/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 10/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 11/12

 


2016 - Festa da Lavadeira - 30 Anos em Resistência. Video 12/12

 


CUT Convida para festejar os 30 Anos da Festa da Lavadeira

 


2015 - 29ª Festa da Lavadeira - A festa vai para a Vila de São Jorge, Goiás
No video, apresentação de Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
A festa foi permeada pelas cores do Maracatu de Baque Virado, Ciranda, Afoxé, Caboclinhos e Côco, tradições marcantes da cultura Pernambucana. Em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, o Instituto Jardim Cultural e o governo local a Festa da Lavadeira marcou sua presença na Chapada dos Veadeiros, na Vila de São Jorge entre os dias 30 de abril a 02 de maio.
Foram três dias de muita alegria com a presença de grupos tradicionais pernambucanos e a força da Lavadeira.
Uma trindade formada pelos 3 maiores festivais de cultura popular do Brasil levou a Festa da Lavadeira para a Chapada dos Veadeiros: Eduardo Melo, da Associação das Lavadeiras, Juliano Basso, da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros), e Geovana Jardim do Instituto Jardim Cultural (Vozes de Mestres).
O objetivo foi unir forças para dar continuidade a itinerância da Festa da Lavadeira - que já passou por Bahia, Sergipe, Ciampino (Itália) e Pernambuco - contribuindo para a manutenção e preservação do patrimônio imaterial da cultura brasileira.

 


2014 - 28ª Festa da Lavadeira - A Festa diz adeus ao Recife e a Pernambuco
A última festa realizada na cidade do Recife, o último suspiro de sobrevivência no Estado de Pernambuco foi um manifesto, um passeio com a Boneca da Lavadeira procurando a Festa.
A maior festa da cultura popular do Nordeste e do Brasil foi retirada do Marco Zero do Recife em 2013, restrita ao Bairro de São José em 2014 e irrealizável na gestão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Num único caldeirão toda a intolerância com nossa cultura popular, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.
A Festa da Lavadeira agora deixa a cidade do Recife e o Estado de Pernambuco e irá comemorar seus 29 anos em outro chão...

 


2013 - 27ª Festa da Lavadeira.
Realizada desde 1987, é a maior festa de cultura popular do Brasil, representando o Nordeste, Pernambuco e a cidade do Recife. Premiada nacionalmente, reconhecida pela ONU, título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco, Patrimônio do Povo de Pernambuco, fazendo parte do Calendário Turístico do estado.
Festa da Lavadeira é tradição e história. Venha participar deste grande encontro que acontece sempre no dia 1 de Maio, das 10h às 22h, agora no Bairro de São José, em Recife.
Gerando renda, apoiando o artesanato, estimulando e valorizando nossa cultura, formando e criando novos públicos. Apresenta para um público de 80 mil pessoas um grande show de amor, alegria e identidade cultural.
VIVA A FESTA DA LAVADEIRA!

 


Conheça a Festa da Lavadeira na palavra daqueles que fazem a festa. O video, feito meses antes da última realização do evento na Praia do Paiva, reforça a importância da Festa da Lavadeira e de sua preservação no local de origem. Apesar dos esforços, a partir de 2012 a Festa foi transferida para o Bairro do Recife.

 


Vídeo institucional de chamada para a Festa da Lavadeira 2010, no dia 1 de maio, na Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho/PE. Mais de 40 grupos de cultura popular que se apresentaram gratuitamente para a população.

 


Trailer do documentário de Teta Barbosa, "Sou do Povo, Sou a Festa".

 


Video mostra um pouco da força religiosa da Festa da Lavadeira, evento que acontece todo primeiro de maio na Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, litoral de Pernambuco, Brasil.