Nação do Maracatu Elefante

Fundado em 15 de novembro de 1800, segundo a tradição, por Manuel Santiago, um negro que se insurgira contra a direção do extinto Maracatu Estrela Brilhante. Comandando um grupo de descontentes, organizou nova Nação.

A 25 de março de 1877 nasceu Maria Júlia do Nascimento, filha de PAI AFRICANO e sobrinha de Santiago. Ficaria famosa e popularmente conhecida como “Dona Santa. Coroada Rainha, a princípio do Maracatu Leão Coroado, de onde mais tarde saiu acompanhando seu marido, João Vitorino, transferindo-se para o Maracatu Elefante, no qual foi coroada Rainha em 1947.

Desativado há muitos anos após a morte de Dona Santa, o Maracatu Elefante volta a desfilar no carnaval no ano de 1988. Sua sede atual é na Rua Riolândia, 504 – Bomba do Hemetério, Água Fria.

Com a morte de sua Presidente, Rosineide Rodrigues da Silva, que também detinha a realeza (Rainha) daquela Nação, assume a Presidência o seu vice, Nilton Constâncio de Oliveira.

O Elefante desfila com cerca de 200 figurantes.

Em 1986 recebeu o convite do governo Alemão e se apresentou em mais de 6 países europeus, a pedido de Dona Santa foi coroada Rainha, Maria Madalena dos Santos para substituí-la.