Dona Del e Os Retalhos

Deonice Francisca Conceição da Silva (Dona Del) nasceu em 18/11/1954 no Sítio Escalvada, município da Timbaúba – Zona da Mata Norte/PE.

Filha de agricultores, tendo seu pai sanfoneiro e coquista, foi influenciada desde cedo pelos pais e avós no ritmo do coco.

Na sua infância costumava sempre cantar quando trabalhava na roça. Caçula de 25 irmãos, aos 9 anos de idade compôs sua primeira música: O Lencinho.

Veio para o Recife aos 12 anos para trabalhar em casa de família. Foi para o Rio de janeiro aos 17 anos, buscar novamente melhoria de vida. Casou-se aos 27 anos, tendo 2 filhos.

Na década de 80 retornou para o Recife (Casa Amarela) onde nas horas vagas em casa, sempre escrevia músicas e cantava. Na Cidade Tabajara (Olinda), participando do grupo da 3ª idade sempre cantava suas músicas nas festas de época.

Em 2004 surge o grupo de coco Dona Del e os Retalhos, lançando o primeiro CD e se apresentando em diversos palcos como o festival de Inverno de Garanhuns em 2005 e a Festa da Lavadeira em 2006.