Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

O que é Xaxado?

É uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos vinte, do Século XX, em Vila Bella, atual Serra Talhada. Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas. Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão (Anildomá Willans de Souza).

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é uma troupe de artistas sertanejos - exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO - que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço.

É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.

Com músicas ao vivo - sanfona, triângulo e zabumba - e um repertório do cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião se apresenta em quadras, clubes, praças, palcos, tablados, teatros, etc. Em festas de emancipação, convenções, festivais, eventos culturais e festas tradicionais.

Já se apresentou em todas as regiões brasileiras, festivais nacionais e internacionais e ocupou espaços de prestígio na imprensa. Apenas para destacar algumas cidades onde o grupo se apresentou: Recife, Blumenau (Festival Nacional de Danças Folclóricas, em Santa Catarina), Olímpia (Festival Internacional, em São Paulo), Montes Claros (MG), Mossoró (RN), Caruaru, Garanhuns, Palmas (Encontro Norte/Nordeste de Danças Folclóricas, em Tocantins), Teresina (Festival Nacional de Folguedos, em Piauí), participou de especiais pra televisão (Rede Globo, TV Cultura, TV Senac, TV Guararapes, TV Pernambuco, etc), fez turnê em São Paulo, Minas Gerais, participou de projetos culturais do governo do Estado de Pernambuco. Enfim, nos nove anos de existência, se apresentaram em aproximadamente trezentas cidades.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é filiado a ARTEPE (Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco), SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço), de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº942/98 de 13 de abril de 1998 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 12.402, de 12 de agosto de 2003.